Google Maps JavaScript API Example
MAPA MUNDO INTERACTIVO

11 agosto 2006

2 dias e 3 noites em direcção a Santarém!!






04-08

Saímos de Barreirinhas pelas 06:00h em direcção a S. Luis, onde vamos pernoitar no Solar das Pedras, um albergue pertencente à hosteling international, com boas condições e a preços baixos, R$18/pax dia em dormitório. Passámos o dia a fazer pequenas compras, internet e a passear.
O Esteves foi buscar o passaporte provisório, que esperemos servirá para o resto da viagem. À noite fomos até uns bares pelo centro, ouvir música ao vivo e beber uma cachaça com canela para aclarar a voz, na companhia do nosso guia da "Mundo Vip", o Bruno, que apesar de já não estar na qualidade de guia, nos acompanhou por várias horas.

05-08

Continuamos em S. Luis a fazer coisas banais e a preparar para a longa viagem de autocarro até Belém. Apanhámos o ônibus até à rodoviária, jantámos por lá, e partimos às 20:00h. Sorte nossa, o autocarro leva pouca gente, podemos ficar com dois lugares para cada um e dormir mais confortáveis, só assim chegamos menos amassados a Belém, após uma viagem de 15 horas por trolos de estrada de terra batida, a velocidades não superiores a 20 km/h. Houve pessoas que nos desaconselharam a fazer este trajecto todo de autocarro, agora entendo porquê, somos alvos fáceis para assaltantes quando andamos a 20 km/h. Mas correu tudo bem.



06-08

Chegamos a Belém pelas 11:00h desta manhã de Domingo, e vamos directos para o hotel Fortaleza, um clássico de backpackers gerido pela Gilda, muito castiça. Hoje é um dia pouco seguro para andar pelas ruas, uma vez que estão muito vazias. Damos uma volta pelas ruas na próximidade do hotel. Compramos bilhetes para o barco que nos levará até Santarém, custou R$90. À noite fomos até um barzinho e voltamos cedo para o hotel.




Acordamos cedo, pelas 06:30h, e comprámos umas redes que serão a nossa tarimba durante 3 dias até Santarém, e enquanto viajarmos de barco pelo Amazonas até ao Peru. Apanhámos o ônibus até ao porto para colocar as redes e voltámos para o centro, ao mercado local, o"ver-o-peso", com cerca de 1000 barracas de frutos, especiarias, carne, peixe, animais vivos, artesanato, enfim, tudo o que é necessário para sobreviver.

Belém é o motor económico do norte do Brasil, e da Amazónia Legal. Faz a ligação entre o oceano Atlântico e o Amazonas e é a principal porta de entrada da Amazónia, utilizada desde 1616 pelos portugueses para conquista de toda a zona norte.


Entramos no que será o nosso hotel durante as próximas 3 noites, o barco "Coronel José Julio", com capacidade para cerca de 220 pessoas e carga ilimitada. Pelo menos a mercadoria não pára de entrar, caixotes a perder de vista que abastecem as povoações ao longo do rio, com tudo o que se possa imaginar, desde milho a galinhas, tapioca a vaca, vegetais e fruta frescos, etc!!!

Dormir num convés povoado de gente deitada em redes não é fácil nem confortável. Acho que já dormi em sitios piores, mas não me lembro de ter acordado tantas vezes na mesma noite!!
O dia começa com o nascer do Sol e somos brindados com um belo "café da manhã", que consiste em...café...e uma vez que é de manhã... os tripulantes deste barco seguem à risca a denominação brasileira do nosso "pequeno almoço"!
O almoço é carne com arroz, feijão e farinha de tapioca, e o jantar é farinha de tapioca, feijão, arroz com carne. Pelo menos varia a carne, ao almoço foi galinha e ao jantar vaca.

Quando atracamos num qualquer porto de passagem dá-se uma"revolução", com passageiros a sair, novos passageiros a entrar e a procurar o melhor local para colocar a rede, vendedores de gelados, fruta, açai, e crianças a estender a mão, à espera que lá caia qualquer coisa, de preferência uma moeda.

Entrámos na zona da malária, redobram-se os cuidados,especialmente a partir do lusco-fusco e até ao amanhecer. Comprimidos de alho, profilaxia com mephacin, rede mosquiteira, repelente com 35% de DEET, biokill na roupa e a maior quantidade de pele coberta, são os cuidados de prevenção que teremos de cumprir.

Da mesma maneira que começa, o dia também acaba cedo. Após o jantar o silêncio começa a reinar e as redes acomodam os corpos cansados de não fazer nada!

Não é difícil travar conhecimento com os companheiros de viage, sejam eles viajantes à procura do desconhecido, como nós, ou locais que viajam em trabalho ou de regresso ao encontro das familias e amigos.
Entretém-se a jogar cartas, dominó, dançar, ouvir música, conversar, ou simplesmente olhar o rio Amazonas, um rio que está a uma escala muito diferente da que estamos habituados: é tão largo que, estando numa margem e olhando para a outra só se vê uma pequena faixa verde no horizonte, e é tão sujo que não se vê um cm que seja para o seu interior.

Sinceramente não o imaginava assim!!!!!!

18 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá Pessoal!
Adoro o v/ "sotaque" brasileiro que usam na escrita.
Hugo, estás mais indígena que os nativos daí... ando eu e a tua mãe a fazer maratonas na praia pó bronze e tu filho já tás mais preto cu tê pai!!!!!!!
Beijinhos

11 agosto, 2006 16:06  
Anonymous Anónimo said...

Olá Hugo
Pelos vistos a viagem está a correr em grande e estás a ter uma expirência única.
Espero que tudo corra bem, que te divirtas muito e vê lá, se puderes, se te portas bem (mal?)

11 agosto, 2006 16:10  
Anonymous Anónimo said...

Olá Dono
Já perdi os dois dentes com as saudades tuas. Volta que eles estão a dar cabo de mim!!!
Só me dão granulado e eu sem dentes. Adona engana-me! Chama-me como se fossemos para a rua e depois fecha-me na cozinha. (tsss always the same).
Ah já agora... telefonou a Iris a reclamar que o coupier do hotel é como o gajo do sozinho em casa 2. Não lhe deixam comer as bolachas todas e ver os filmes que quer.
Já agora aproveita, diverte-te e traz-me um ossinho macio para chupar...
Aqueeele Abráaaço..

11 agosto, 2006 16:16  
Anonymous Anónimo said...

Olá filho
Vê se adivinhas quem está aqui?
Mamãaeeee e Papaiiii !!!!!
Acertou! Alô, alô vidigueira, já ganhi.
Estamos a adorar as vossas notícias e fotos. Continuem assim porque nós precisamos e isto está o máximo!
(Só para ti Filho: tens dormido e comido bem?, Lol)
Depois de ver as fotos, o teu pai está a pensar juntar-se ao grupo (Lol).
Estamos bem e vai mantendo este blog actualizado para termos notícias frescas.

11 agosto, 2006 16:24  
Anonymous Anónimo said...

Olá a todos, mas que grande hotel que arranjaram!. É mesmo BRASIL profundo!...Tenham cuidado para não serem picados ou assaltados. Vão mandando notícias que nós vamos acompanhando a viagem. Bjos e que tudo corra da melhor maneira.

11 agosto, 2006 17:24  
Anonymous Anónimo said...

Oi!

Então Hugo!
Tás a curtir ao máximo não é? Espero que esteja tudo fixe,pelo que pareçe....até mais gordo??

Boa sorte

Um abraço

11 agosto, 2006 20:01  
Blogger bruno azevêdo said...

gente,
no dia que tiver algum temponho livre leio o blog de vocês.
de qualquer forma, mandei o link prum povo daqui

aproveitem e dêem um pulivro lá nO putaquipariu,
www.bazevedo.blogspot.com

um grande abraço

14 agosto, 2006 21:58  
Anonymous Anónimo said...

Como sabem, já sou um regular comentador do vosso blog. Caros amigos, um pequeno à parte, para quem já esteve em paises tropicais desconselho o mephacin (Hugo ja te tinha dito isso), pois este medicamento encobre os sintomas do paludismo quando se apanha. Já agora, a máquina da Silvia focou boa??? Isso com o hugo a mexer, os meus pesames, porque ela morreu de certeza ehehehe. Continuem com as vossas crónicas, são demais. Beijinhos e abraços para todos. Aqui do outro lado do atlântico (a meio caminho, no rochedo, estão a ver....

15 agosto, 2006 12:05  
Anonymous Anónimo said...

Olá amiguinhas já estão com ar de nativas!Lol.
Já tenho muitas saudades vossas!
Beijinhos para todos

15 agosto, 2006 12:36  
Anonymous Anónimo said...

Esqueci-me de uma noticia importante o Picasso lá para Dezembro vai ser pai. Ontem arranjou uma namorada da mesma raça.Lol

15 agosto, 2006 12:41  
Anonymous Anónimo said...

Olá , olá...esta ideia do blog está a ser mt gira :) o melhor de tudo são as fotos por isso ponham mais e mais :)
Muitas beijocas

15 agosto, 2006 15:22  
Anonymous Anónimo said...

Lx, 17-Agosto-2006
From: Familia Ariana


Em dia de aniversário há sempre que celebrar,
nem que seja com a mosquitada a esmordaçar.
A caipirinha ganha corpo
e a malta vai emborcando dizendo que é desporto...

Vai a cima...
vai a baixo...
vai ao centro e bota cá pra dentro!

Depois a ressaca é matutina
e nao há quem se livre dela,
ao som da maria albertina,
lá se vai gozando uma bela cadela!

Os dias passam e a labuta é a mesma ao menos que haja quem goze de outra luta.

Abraços e boas continuações

PARABENS ao ANIVERSARIANTE

OS ARIANOS

17 agosto, 2006 10:46  
Anonymous Anónimo said...

Ohhhhhhhhhhhhhhhhh
hoje já é dia 18 e as ultimas noticias são de dia 4.POr onde andam?E novidades? hoje abri o blog convencida que haveria mais noticias, espero que em breve o actualizem!!!
Bacini per tutti

18 agosto, 2006 16:06  
Anonymous Anónimo said...

Então malta, que tal está a correr essa viagem? Já está mais que na altura de darem noticias!!!!!!
Silvia se já estiveres cansada dia 2 de Setembro vai haver um jantar daqueles à antiga!! Eu sei que não vens mas fica a intenção. :(
É claro que o convite se estende aos restantes viagentes...
Estamos cheios de saudades e como é obvio cheios de inveja.
Beijocas GRANDES GRANDES
Divirtam-se muito e bebam também umas caipirinhas por nós. Prometemos que dia 2/9 bebemos um penalti a pensar em voçes
Beijos e Abraços
Varela e Luizinho

19 agosto, 2006 15:14  
Anonymous Anónimo said...

olá para todos!!!!
as imagens das fotos falam por si!!!
bem!!! mas está a correr tudo bem!!!!!!
tânia já sei que és tia outra vez!!!! heeeeeeeeee!!!!!!!
o blog está mesmo muito giro!!!!!! fotos mais fotos!!!!
não que eu não queira saber dos textos, mas o pessoal quer é ver também a carinha dos aventureiros!!!!!

beijokitas grandes!!!!!!!

rita

30 agosto, 2006 16:43  
Anonymous Anónimo said...

SÓ CORRIGINDO VOCÊS.... A COR DO RIO AMAZÔNAS É ESCURA POR SER UM RIO BARRENTO, NÃO UM RIO SUJO!
PENSEM BEM NAS PALAVRAS ANTES DE SAIR POR AÍ FALANDO MAL DO RIO ALHEIO!!!

ASS: PARAENSE!

12 novembro, 2007 15:42  
Anonymous Anónimo said...

O Rio Amazonas é barrento na região do Pará, não é que ele seja sujo, apenas é revolto!

09 outubro, 2010 19:42  
Anonymous Marcelo (João Pessoa/PB) said...

Kkkkkkkk... :D Chego eu aqui para fazer uma correção e já vejo que outros fizeram isso antes! :) De fato, o rio não é sujo, mas barrento, o que é diferente. O aspecto é escuro, como se fosse sujo, mas aquela cor não decorre de sujeira. É isso. Muito legal o blog!

07 setembro, 2011 21:32  

Enviar um comentário

<< Home