Google Maps JavaScript API Example
MAPA MUNDO INTERACTIVO

27 agosto 2006

Amazonia descoberta, entrada na Venezuela

SEI QUE FALTAM FOTOS, MAS A NET AQUI É UMA LÁSTIMA, NA PROXIMA EDICAO SERAO RECOMPENSADOS!!

19-08

Alguns minutos antes de atracar somos contemplados com o famoso “Encontro das Águas”, a união entre os rios Negro e Solimões. A água escura do rio Negro encontra-se com a água “café com leite” do rio Solimões, fluindo lado a lado, perfeitamente separadas, durante algum tempo, proporcionando um efeito interessante. A união destes dois rios forma o famoso rio Amazonas.

À nossa espera no hotel Ideal já estava o Nuno. O Nuno está há cerca de 5 meses a trabalhar em S. Paulo, e aproveitou o fim-de-semana para se juntar a nós em Manaus. Foram 4h e meia de voo entre S. Paulo e Manaus, mas a ocasião é especial, é o seu aniversário, e ele escolheu partilhá-lo entre nós. Continua assim o clima de festa!! Durante o dia damos umas voltas na proximidade do hotel, visitamos o comércio, almocamos, descansamos, e vamos comemorar o aniversário do Nuno, um belo repasto finalizado com o tipico "parabéns a voce" e apagar de velas, acompanhado com palmas por todos os comensais presentes no restaurante. Depois bebemos um copo num bar para terminar a noite em beleza!

20-08

Domingo não é um bom dia para saborear uma cidade brasileira. As ruas estão desertas, o comércio fechado, não há mercado, os museus só reabrem na 3a feira, sobressai o que de pior existe numa metrópole: o crime, a pobreza, a inseguranca, a podridão. Quando se passeia pelas ruas da cidade a um Domingo, a sensacão experimentada estará algures entre a inseguranca, curiosidade, fascinio, indiferenca.
Manaus, nos seus tempos áureos, foi considerada a Paris dos trópicos. No inicio do sec. XX, com o declinio da industria da borracha no Brasil, comecou a perder todo o seu charme e extravagância. Hoje em dia, salvo a praça onde se insere o teatro Amazonas, o desastre arquitectónico é imenso, com outrora bonitos e imponentes edifícios "ensanduichados" entre torres dos anos 60 e 70 em elevado estado de degradacão.
À noite assistimos no teatro Amazonas à orquestra filarmónica de Munique. O bilhete de entrada foi 1 kg!! de arroz, feijão, farinha, o que for, qualquer que fosse o kg de um bem alimentar, a entrada estava garantida, desde que a indumentaria se adaptasse aos varios banners expostos nas proximidades do teatro.

21-08

A maior parte das pessoas que visitam Manaus tem um objectivo muito concreto: fazer um tour pela selva Amazonica. Nós também, influenciados pelas ambundantes agencias que organizam este tipo de actividades, boas e más, ponderámos visitar a selva. Após ter contactado várias agências e exprimido os preços a cada uma delas, apercebemo-nos que tudo o que nos ofereciam nós já tinhamos feito em Maguari e Jamaraquá, numa área amazonica muito mais virgem e longe do turismo de massas. Guardamos os 150 euros e decidimos rumar a Presidente Figueiredo, uma cidade a cerca de 100 km a norte de Manaus, ainda em plena Amazónia.


22-08

Chegamos a Presidente Figueiredo perto da hora de almoco, procuramos alojamento e instalamo-nos na Pousada das Pedras, gerida pelo Pimenta. É o melhor sitio onde já nos instalámos, exceptuando claro a semana de luxo em S. Luis, mas essa não conta para a estatística! Tem uma decoracão fenomenal com motivos da selva, quartos limpos, um óptimo ambiente, um pequeno almoco fantástico, que alimenta qualquer leão faminto, e para além disso tudo é baratissimo, R$12 /pax dia em quarto quintuplo.
Passeamos pela cidade, cujo nome foi criado em honra do antigo presidente de finais da década de 70, Oliveira Figueiredo. Jantamos pela Pousada e conhecemos a Margaret. A Margaret está na casa dos 50, tem um restaurante em Manaus e está a construir outro em Presidente Figueiredo! Fala que nao se cala, mas sempre com histórias mirambolantes que envolvem litros de cerveja, cachaça, licor, enfim, rimos a noite inteira!

Iniciamos o dia seguinte a trabalhar!! É verdade, a trabalhar! A Margaret fez questao que a aconselhassemos nalgumas questoes técnicas relativas à construçao do seu restaurante. E lá fomos. Ao inicio da tarde fizemos uma caminhada até uma das muitas cachoeiras à volta de Presidente Figueiredo, andámos cerca de 2 km pelo meio da selva e deparámo-nos com quatro macacos que saltavam efusivamente de ramo em ramo, como se nao houvesse amanhã!! A cachoeira nao era nada de especial, mas tinha uma bacia onde demos uns belos mergulhos.

24-08

Uma das histórias mais engraçadas da Margaret, reza mais ou menos assim: " Uma vez zanguei-me com o meu namorado e ele foi embora (...) fui atrás dele num barco, mas apanhámos uma tempestade e eu fiquei num tal estado de nervos, que tive de ir para o bar! Bebi até nao poder mais! Conheci 30 garimpeiros e divertimo-nos até altas horas, embora eu não me lembre de nada. Quando encontrei o meu namorado fizémos as pazes e ficou tudo tudo às mil maravilhas. No dia seguinte estávamos num bar e eis que aparecem os meus 30 amigos garimpeiros!! Claro que voltei para casa solteira outra vez!!"
Apanhamos o autocarro à 01:00h para Boa Vista.

25-08

Chegamos a Boa Vista às 11:50h. Apanhamos um autocarro que nos leva até à fronteira com a Venezuela e chegamos lá cerca das 15:30h. Carimbamos o passaporte com a saída do Brasil, faz hoje exactamente 1 mês que iniciámos a viagem, se fosse de propósito não conseguiamos! Andamos cerca de 1 km em terra de ninguém e chegamos à fronteira coma Venezuela. Mostramos o certificado internacional de vacinação da febre amarela e o passaporte. Carimbam-nos uma permissão de 60 dias de permanência no país, serve perfeitamente os nossos interesses! Chegámos à Venezuela!
A cidade mais próxima, Santa Elena de Uairén, fica a 15 km de distância, os taxis não abundam, e somos 5 pessoas, o que significa que temos de apanhar dois. Vimos uma carrinha de caixa aberta, pedimos boleia e aí vamos nós!! Quem nos deu boleia foi um brasileiro descendente de portugueses, o sr. João Figueiredo, que negoceia tratores agricolas na Venezuela. Bebemos uma cerveja com ele e acabamos por descobrir que o seu pai era primo do famoso presidente Figueiredo que deu nome à cidade onde estávamos!

O mundo é uma ervilhinha!!

15 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Grande viagem! Ficamos cheios de inveja, mas aproveitamos as vossas descrições para viajar com vocês!!!
Silvita, o Sr. Tomé reivindica os parabéns!!!
Continuem aproveitar...

Beijinhos cheios de saudades

29 agosto, 2006 16:09  
Anonymous Anónimo said...

Bem, obrigado pela referência à jantarada de Pirarucu. Continuem a conhecer esta terra fantástica. Uma grande viajem para vocês e acho que devem estar a despertar o interesse de muita gente em fazer algo do género.
Ponham mais fotos!!! e divirtam-se.
Um grande abraço.

29 agosto, 2006 17:45  
Anonymous Anónimo said...

Olá Aventureiros! Despertou-me uma curiosidade... Qual de vcs escreve o blog? Digamos que está com uma veia muito arquitectónica!!!! Lol Lol Mas seja quem for escreve muito bem Parabéns.

Beijinhos Grandes Enormes Gigantes

30 agosto, 2006 02:00  
Anonymous Anónimo said...

Olá a todos,
Estou a adorar as descrições que fazem da viagem,vejo que estão todos a divertir-se....
Esta parte é em especial para a minha Mana; a Matilde manda beijinhos e assim que tiver tempo envio uma fotografia. Tentei enviar um MMS mas não consegui...
A Matilde tem as mãos iguais às tuas.
Beijocas

01 setembro, 2006 18:59  
Anonymous Anónimo said...

Hugão:
Pois é...
Ontem...
Finalmente...
Jorge Palma!
Faltavas tu. Eu ainda te tentei ligar para convidar, mas...
Não faz mal!
Se calhar também te estás a divertir. Talvez!
Beijos a todos.

01 setembro, 2006 22:48  
Anonymous Anónimo said...

Olá, agora o vosso blog é a minha companhia á hora do almoço, como aqui em Abrantes não há Ar condicionado, com o calor que aqui faz 38ºC, sonho que tb ando por ai a passear.

Um beijão grande para a Tãnia da Guida, Rita e dos Bernardos

07 setembro, 2006 13:19  
Blogger Unknown said...

lindooooo divinal!!! a vossa descrição é ilariante e realmente faz companhia ao almoço ...ao lanche e ao jantar!!! ...divirtam-se e consumam ao máximo informação!!! ...beijinhos grandes inês leal

08 setembro, 2006 09:28  
Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

08 setembro, 2006 09:28  
Anonymous Anónimo said...

Olá pessoal "vagabundo"!
Daqui é o trio familiar da Figueira da Foz: Raquel, MªJoão e Victor!
Só agora procurei o vº blog e constato com satisfação que que se estão a divertir; que os rapazes, tal como eu, deixaram crescer a barba e que a Sílvia ainda tem as tranças. A Raquel acabou de desmanchar as suas e cortou o cabelo. No entanto, enquanto durou foi um sucesso! Beijinhos e continuarei a acompanhar-vos.

09 setembro, 2006 01:54  
Anonymous Anónimo said...

Olá a todos os corajosos , pois mesmo coxos e picados das moscas, ainda tiveram coragem de partir, logo de seguida, a caminho das CATARATAS-ANGEL. Nós também estamos a viajar, assim que vocês nos dizem que vão para determinado local, lá vamos nós......ao google procurar informações e fotos.
Agora é só para a Tânia:
já sei que tens uma sobrinhita muito linda e parecida com a titia.
Hugo, estamos com muitas saudades, mas desde que nos mandem noticias...senão qualquer dia, combino e vamos todos aí.CLARO!!!
BEIJINHOS DOS PAIS E DE TODA A FAMÍLIA

09 setembro, 2006 16:49  
Anonymous Anónimo said...

Ó Hugo estou impressionada com a tua cultura geral acerca da história do Brasil. Até já me sinto uma pessoa muito mais culta cada vez que me venho actualizar ao vosso blog. Também não fazia ideia de que escrevias tão bem!
Tânia acho que ele também deve ter jeito para escrever romances...
Achei piada a que mesmo de férias a Engenharia civil não vos deixa em paz.É mesmo tipico teu Tânia.
Muitos beijos cheios de saudades para todos.
Espero ansiosamente para me cultivar sobre a história da Venezuela!

09 setembro, 2006 21:20  
Blogger Isabel said...

Oi. A minha prima deu-me o teu blog. Eu estive há uns anos no Chile e na Bolívia. Se quiseres dicas deixo-te o meu mail isabelpdias@yahoo.com e já agora o meu blog, se bem que nao deves ter muito tempo de ve-lo agora - www.umatugaembarcelona.blogspot.com
Boas Viagens,
Isa (ex-vizinha)

10 setembro, 2006 01:52  
Anonymous Anónimo said...

Olá filho! Até que enfim que nos brindaste com mais umas belas fotos com lindas paisagens e também deu para nos mostrar a vossa diferença (todos mais bronzeados, mais barbudos"0s homens, claro", mais felizes...enfim tudo mais;para melhor.
Já andei a pesquisarna net sobre a cidade onde estão, é linda.
A Iris ladra, isto significa UM ABRAÇO AO DONO. O Duffi continua de férias em Beja, nem se lembra dos donos.
UM BEIJINHO MUITO GRANDE DOS PAIS. Nós estamos convosco nesta aventura.Beijiinhos para todos.

13 setembro, 2006 22:57  
Anonymous Anónimo said...

MAIS UMA CORREÇÃO....
BELÉM FOI A PARIS NA AMÉRICA, NÃO MANAUS...

ASS.. PARAENSE

12 novembro, 2007 15:49  
Anonymous Anónimo said...

o que eu estava procurando, obrigado

21 novembro, 2009 10:19  

Enviar um comentário

<< Home