Google Maps JavaScript API Example
MAPA MUNDO INTERACTIVO

28 setembro 2006

Costa das Caraíbas

08-09

A Pousada Dom Carlos situa-se perto da Praça Bolivar, na zona histórica de Ciudad Bolivar, no estado Bolivar, na República Bolivariana da Venezuela, e um quarto ficou-nos por 40.000 Bs (Bolivares)!!
Simon Bolivar é o heroi nacional, o libertador, foi quem liderou a revoluçäo que culminou com a independência das agora Venezuela, Equador, Colômbia, Panamá, Peru e Bolivia. Com o fim das guerras napoleónicas, Simon Bolivar pôde recrutar 5000 veteranos britânicos, que juntamente com um exército a cavalo, marcharam através dos Andes e derrotaram as forças espanholas na batalha de Boyacá, trazendo independência à Colômbia em Agosto de 1819. Quatro meses mais tarde, em Angostura (actual Ciudad Bolivar) foi proclamado pelo congresso o novo estado de Gran Colômbia, unificando a Colômbia, Panamá, Equador, e Venezuela (apesar dos dois últimos ainda estarem sobre liderança espanhola). Em Junho de 1821 completou-se a libertaçäo da Venezuela, na batalha de Carabobo, seguindo-se o Peru e a Bolivia. O sonho de Bolivar de uma república unida, cairia mesmo antes da sua morte, menos de uma década depois da sua criaçäo, com a separaçäo da Colômbia, Equador e Venezuela. A separaçäo entre a Colômbia e o Panamá deu-se em 1903, com o apoio dos Estados Unidos da América, após a qual foi construído o canal do Panamá através do istmo da América Central.

Ficamos 3 dias em Ciudad Bolivar, a Pousada agrada-nos, a parte velha da cidade também. Aqui encontramos padarias geridas por portugueses, aveirenses no caso. Mas desenganem-se se pensam que comemos päo português... näo se vende por cá, os venezuelanos näo gostam!! Contentamo-nos com uma bola de berlim e com o päo adoçicado de todos os dias!
Foi aqui que Bolivar veio em 1817 para criar a sua base para as operaçöes militares contra os espanhois, foi aqui que se concentraram os 5000 veteranos britânicos, antes da conquista da Colômbia, e foi aqui que o Congresso de Angostura decretou em 1819 o nascimento da Gran Colômbia. Em honra de "o libertador", a cidade foi renomeada Ciudad Bolivar em 1846. Aqui fica um desafio: tentem encontrar uma qualquer cidade ou vila venezuelana, que näo tenha uma "Plaza Bolivar"!!!

11-09

Deixamos Ciudad Bolivar e rumamos à costa do mar das Caraíbas. Trocamos de autocarro em Puerto la Cruz e seguimos para Santa Fé. Neste trajecto de 45 min já sentimos o "cheiro" das Caraíbas, emanado pelas colunas radiofónicas que se estendem por todo o autocarro!
Santa Fé é uma pequena, simpática e pacata vila piscatória, com praias agradáveis de água quente, coqueiros e um sem número de pelicanos! Desengonçados, com bico grande, pacatos, lá andam à espera que lhes caia um peixe na goela! Cada um deles parece um personagem de desenhos animados!
Em Santa Fá entramos de férias. À noite compramos uma grade de cervejas, carväo, e fazemos uma bela sardinhada, com batata cozida e pimento assado! Sentimo-nos em casa. Belo repasto!! No dia seguinte damos um passeio de barco pelas praias desertas e ilhas que fazem parte do Parque Nacional Mochima, acompanhados durante parte da viagem por um simpático grupo de golfinhos. À noite comemos mais um belo peixe assado, um dourado.

13-09

Afastamo-nos da costa e vamos para Caripe, conhecer a maior gruta da Venezuela, a cueva del guacharo, e um bicho único que só vive por estas bandas, e na completa escuridäo, o guacharo. É um pássaro que se orienta de forma semelhante a um morcego, por radar, mas que näo é nem sequer primo deste! Entramos 1200 m pela terra dentro, numa visita de cerca de 1h30. saímos, relaxamos com uma garrafa de vinho de morango, conhecemos mais uma bela cascata e voltamos à vila.
Hoje é um dia muito triste...!!! É verdade, o Esteves vai voltar para Portugal, conforme estava previsto, e parte de madrugada para Caracas, de onde vai voar para Lisboa. Vamos jantar a um belo restaurante, digno de uma despedida, e a um bar! Confraternizamos no hotel, e Esteves arruma a mochila, momentos de silêncio seguem instantes de gargalhada e boa disposiçäo, e vice-versa, o momento deveria ser de festa, ou näo, ao nostalgia presente apodera-se de nós! Às 05:00h o Esteves entra no taxi. Leva 1 mês e meio de belas recordaçöes na mochila, e mais um saco cheio de coisas supérfluas que nós achávamos que eram importantes quando deixámos Lisboa. Afinal näo säo tanto assim! Chove a cântaros, como se a natureza personificasse o sentimento que todos temos dentro de nós. Já fazes cá falta.
Passamos o dia chuvoso enfiados no hotel a ver os filmes fúteis que passam na TV!

16-09

Voltamos para a costa do mar das Caraíbas, mais concretamente para S. Juan de las Galdonas, demorámos um dia para fazer cerca de 200 km, trocámos de transporte 5 vezes! No dia seguinte conhecemos as praias desertas e paradisíacas locais. Decidimos entrar mais a fundo na Peninsula de Paria, onde os carros näo chegam. Apanhamos um transporte até ao final da estrada de terra batida, em San Juan de Urane. Daí partimos a pé até uma magnífica praia deserta, em cuja extremidade se encontra o aglomerado populacional de Boca de Cumaná. Pernoitamos por lá. Negociamos com um pescador local uma viagem de 10 min até Sta Isabel, uma pequena comunidade. Aí contactamos um local que nos guia ao interior do Parque Nacional Peninsula de Paria, através de um rio e de um canion fantásticos. Voltamos nesse mesmo dia para Boca de Cumaná. Às 02:00h acordamos e saímos para uma caminhada nocturna, sem lua, em direcçäo a San Juan de Urane, onde apanhamos o único transporte do dia, às 05:00h, de volta a San Juan de las Galdonas. Aqui tomamos o pequeno almoço e seguimos para Rio Caribe onde ficamos uma noite.

21-09

Durante o dia fazemos praia, vamos à praia Medina. Uma vez que temos tido problemas com as máquinas fotográficas, já se avariaram três, näo pude fazer qualquer registo fotográfico. Imaginem entäo uma baía, dois cabos verdes que entram pelo mar, afastados entre si 400 m. Entre eles um areal branco e fino repleto de centenas de coqueiros, como se a selva tivesse descido ao mar. A água é azul, cristalina e quente. A temperatura ambiente ronda os 30º Celcius. Uma rede a cerca de 50 m impede a entrada de tubaröes! A verdadeira definiçäo de paraíso!! Podem acordar...näo estamos cá para isso! Sabe bem mas chateia depressa!! Esperam-nos coisas bem mais interessantes, a começar pela Colômbia.
Apanhamos um autocarro nocturno em direcçäo a Caracas. A nossa vinda a Caracas tem um propósito único e concreto, que é o de ir buscar uma nova máquina fotográfica que chega de Lisboa, através da TAP. Apesar de ser considerada a metrópole mais perigosa da América do Sul, tanto devido à elevada delinquência, como à própria corrupçäo policial, tem o seu quê de interessante. O centro histórico está limpo e arranjado, a rede de metro funciona bem. O Parque Nacional El Ávila está à distância de um teleférico, de onde se pode vislumbrar toda a cidade e o bonito vale em que está inserida a partir de uma altitude de 2105m. Vamos ao cinema, e a um shopping!!!?? Assim que nos apoderamos da nova máquina fotográfica, deixamos Caracas e dirigimo-nos a Maracay a 1h30m de caminho.

25-09

De Maracay decidimos ir passar o dia na Colónia Tovar, uma pequena localidade de origem alemä, assente a uma altitude de 1800 m. É o verdadeiro conceito de uma pequena cidade turística, com a típica arquitectura germânica, salchichas, cerveja e morangos com natas, a sobremesa mais famosa da regiäo. Foi fundada em 1843 por um grupo de 376 alemäes oriundos da Floresta Negra, que vieram quando a Venezuela solicitava imigrantes para cultivar as terras devastadas pelas guerras pela independência.

26-09

Entramos no Parque Nacional Henri Pettier, o parque mais antigo da Venezuela, criado em 1937. A estrada que o atravessa é fantástica. Säo 55 km que sobem aos 1830 m de altitude e

terminam na costa das Caraíbas. Do autocarro vimos macacos, abismos, temos frio, temos calor, abunda o bambu, terminamos na praia, mais uma praia paradisíaca, a Playa Grande! Ficamos uma noite e voltamos a Maracay onde apanhamos um autocarro nocturno em direcçäo a Coro.



Encontramo-nos na Colômbia...

26 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá ppl, já estava na altura de passar por cá e mandar akele abraço... Vejo que continuam a divertir-se muito e isso deixa-me mesmo contente.

Não pensei que a barba grande te ficasse tão bem Hugo ;)

A descrição da vossa viagem continua a ser feita de forma deliciosa, é como se estivesse ai por momentos...

Abraço com saudades,

JAires

29 setembro, 2006 11:56  
Anonymous Anónimo said...

Queridos,

Imaginei a despedida do Esteves. Posso entender o quanto é dificil, depois de dias de convivio tendo passado por momentos tão emocionantes!
A partilha numa viagem é realmente o que me deixa mais saudades. A aprendizagem dessa capacidade de partilha, da intimidade espontânea e aconchegante iniciei-a com vocês, nas nossas viagens. Abraço-vos por isso.
Mas agora é a minha vez também. Sabem que o bichinho das viagens roi-nos quando nos acomodamos no cotidiano. Depois de sentir crateras de saudades, decidi empreender a minha própria viagenzinha ... zinha porque é um charter à tunísia. Vou fazer o circuito dos oásis. Lá estou eu a retornar à cultura árabe.
Vou no dia 2 e volto 8 dias depois. Desejos vos as mais lindas paisagens, as melhores emoções. Beijos da vossa amigona (amiga+quarentona).
Assunção
P.S. Hugo, parabéns adiantados!!

29 setembro, 2006 14:45  
Anonymous Anónimo said...

Ai carambas que custa tanto ler este blog.

Já o li centenas de vezes, mas esta é a primeira em que não as vivi. Só me resta imaginar e pensar que estive tão perto de todas estas maravilhas, e vim-me embora.

Caminhadas nocturnas, praias desertas, selvas, canion´s, parques naturais e cidades históricas, tudo isto em 15 dias. Quer dizer então que só ficaram um dia fechados no quarto a chorar a minha partida. E eu para aqui a passar os meus dias agarrado a este site á espera de noticias fresquinhas. :p

De facto as viagens são fantásticas por todas estas maravilhas da natureza e do homem, mas pelo convívio entre o grupo e todas as pessoas que vamos encontrando ao longo da viagem das mais diferentes nacionalidades.

Pelos vistos a sorte com os transportes contínua, vá lá nenhum dos 5 ter avariado. 

Beijinhos e abraços,

Esteves

29 setembro, 2006 17:37  
Anonymous Anónimo said...

Olá Amiguinhos,a Tânia já reclama comentários no blog, mas com tanta emoção que têm vivido cada vez mais me apetece ir ter com vcs. É uma hipótese seriamente a considerar. Mas como sabem que sou uma novata nestas aventuras, depois precisarei de ajuda para saber o material que devo comprar e o destino do bilhete de avião.
Mas quando tiver as minhas coisas organizadas entro em contacto com vcs e vemos a melhor forma. Como disse à Tânia ainda está ai mais 7 meses, ainda vou a tempo de partilhar muitas aventuras. Agora não sei é se tenho pedalada para isso???? LOL as praias paradisiacas agradam-me...O resto é q n sei! Lol
Beijinhos grandes para todos
E quando volta a Silvia?

30 setembro, 2006 13:41  
Anonymous Anónimo said...

Olá meus queridos.
Até que enfim recebemos mais informação vossa, pois precisávamos urgentemente de continuar também a"nossa viagem imaginária".Filho vai colocando,tanbém, umas fotozinhas vossas para que possamos ver o v. estado fisico(magreza, gordura,bronze, cabelos,etc...) porque o psiquico deve de estar muito arejado.Mts beijinhos dos pais para todos.
P.S.No dia do teu aniversário vão jantar a um bom restaurante que o pai paga.

30 setembro, 2006 17:23  
Anonymous Anónimo said...

Olá amigos,

por maior que for a saudade, não vale com certeza a experiência que estão a ter. continuem em frente.

em dezembro talvez nos encontremos algures no sul.

Hugo: Muitos parabéns e que o teu aniversário seja do melhor.

um abraço e beijos,
Ângelo

02 outubro, 2006 20:33  
Anonymous Anónimo said...

Olá amigos,

por maior que for a saudade, não vale com certeza a experiência que estão a ter. continuem em frente.

em dezembro talvez nos encontremos algures no sul.

Hugo: Muitos parabéns e que o teu aniversário seja do melhor.

um abraço e beijos,
Ângelo

02 outubro, 2006 20:33  
Anonymous Anónimo said...

já me esquecia,

muitos parabéns também pelos textos e pelas fotos...

02 outubro, 2006 20:36  
Anonymous Anónimo said...

PUTO, achas que neste dia ia esquecer de ti. Muitos parabéns pá!! Sei bem o que é fazer anos num pais longinquo mas tens a sorte de ter junto a ti amigos que te adoram. Grande Abraço de saudade man.
Beijinhos às meninas tb.

03 outubro, 2006 10:43  
Anonymous Anónimo said...

Hugo hoje é um dia muito especial para ti!Desejo-te muitos parabéns e nem preciso de dizer que espero que este ano realizes todos os teus sonhos,porque já estás a realizar um grande sonho! Mas com o espirito que tens tenho a certeza que muitos mais vais querer realizar!!!!Fica aqui um grande beijinho da vossa amiga Cilia, que muito tem apreciado as tuas descrições histórico-arquitectónicas-geográficas. Já pensaste seriamente mandar as reportagens para as revistas?Pensa nisso que ainda ganhavas dinheiro para o resto da viagem!!!Se quiseres faço de intermediária :-)
Beijoca grande, enorme, gigante, mega para todos!!E só por curiosidade ontem foi o dia Mundial da Arquitectura!

03 outubro, 2006 11:54  
Blogger Diana said...

Primo :)
Temos estado ao corrente de todas as notícias que vocês nos dão, através deste blog, que está, sem dúvida muito bem conseguido, mas hoje é dia de deixar comment especial... Hoje eu e os tios queremos dar-te os Parabéns, que excepcionalmente não vão ser pelo telefone, mas por aqui, já que este ano, o aniversário tem um sabor especial!
Aproveita bastante este Dia (se é que é possível, mais do que os outros) e lembra-te que nunca te/ vos esquecemos por muito longe que estejam! Sabemos que estão a ter uma experiência úncia e se "estás feliz nós também estamos, por ti" ;)
Neste Dia, um beijinho e um abraço especial meus e dos meus Pais para ti e beijinhos para os viajantes.
Mais uma vez PARABÉNS Hugo!
Divirtam-se!!!

03 outubro, 2006 13:54  
Anonymous Anónimo said...

Hoje é dia de festa,
Cantão as nossas almas
Para o menino Hugo,
Uma salva de palmas.

Parabéns Hugo!!!!

Opá, porque é que eu me vim embora, hoje já tinha um jantar à pala, e num bom restaurante!!!  

Um ou dois, porque a esta hora já devem ir na segunda festa.

Pois aproveitem hoje bem o dia, porque amanhã é dia de ????

Mefaquine!!!!!


Beijinhos,

Esteves.

Ps: Eu depois quero ver fotos desta festa, isto se ainda tiverem maquina. Lagarto, lagarto (Já bati três vezes na madeira).
Para ver o Hugo a acumular mais um ano de maturidade e experiências, e que experiências, e a perder outra coisa ;)

03 outubro, 2006 16:24  
Anonymous Anónimo said...

Olá Pessoal,
Em primeiro lugar quero desejar os parabéns ao Hugo, que o dia seja muito especial!!!
Um beijo especial à minha maninha, meus, do Jorge e da Matilde, esperamos que te estejas a divertir muito...

03 outubro, 2006 16:34  
Anonymous Anónimo said...

Olá filho!Parabéns pelo dia de hoje e pelas maravilhosas descrições que fazes das paisagens, e que me fazem pensar em realizar o sonho de fazer uma viagem semelhante com a mãe, mas com mais comodidade e com alojamento e pensão completa.
Agora fala a mãe...FILHO vão jantar a um restaurante português(se houver por essas bandas) para matares a saudade da nossa gastronomia, não te preocupes que o pai paga eh...ehhh...manda a conta, podes convidar também o Esteves.
Já me ia esquecendo, compra um bolo com 28 velinhas e come a primeira fatia pelos pais, mas uma bem grande, já sabes que o papai é muito guloso.
MUITOS BEIJINHOS DE PARABÉNS DOS PAIS

03 outubro, 2006 17:05  
Anonymous Anónimo said...

Olá primão!
Tem sido contagiante acompanhar a vossa viagem através deste blog, é com muita felicidade que nos vamos actualizando aqui sobre os momentos unicos que estão a viver. É igualmente bom saber que se encontram todos bem e que têm vivido momentos felizes.
Hoje é um dia especial e não estás cá,mas não vou dizer infelizmente, porque apesar das saudades que todos temos, sei que estás a viver dos momentos mais felizes da tua vida e é sempre especial ter a oportunidade de passar o aniverssário com amigos principalmente numa viagem de sonho e aventura como esta.
Daqui vai um beijinho grande com saudades e o desejo de que com saúde, sorte e amor consigas sempre realizar todos os teus sonhos!

Porta-te bem! ;)

Beijinhos,
Joana, Tia Guida e Tio Carlos

03 outubro, 2006 21:05  
Anonymous Anónimo said...

Olá amigos de viagem! Embora só conheça o menino do aniversário, o priminho Hugo, já nutro uma amizade muito especial por todos vós, afinal só voces me possibilitam uma viagem tão espectacular como esta... Continuem a escrever e enviem mais fotos. As imagens são lindas.
Mas hoje escrevo especialmente para o Hugo, para que aproveite o dia do seu aniversário intensamente, e para que saiba que embora esteja na outra parte do mundo, continua no nosso coração.
Beijinhos dos primos e afilhados Sandra e António. E também do priminho Duarte.

03 outubro, 2006 22:22  
Anonymous Anónimo said...

HUGO
Que possas sempre celebrar o teu aniversário cercado de ternura e amizade dos familiares e amigos que soubeste cativar.
Por apreciares tanto a Natureza, desejo que possas colorir esta data tão importante na tua existência.
Beijos com muitas saudades

03 outubro, 2006 22:43  
Anonymous Anónimo said...

PARABÉNS MIÚDO!!

Q inveja tão grande de vocês!!! Aqui na velha europa o pessoal tá farto de trabalhar...

Espero que tenhas tido um dia fantástico pra comemorares mais um aninho...e q o resto da viagem exceda todas as tuas expectativas!

Bjinhos!

03 outubro, 2006 23:03  
Anonymous Anónimo said...

Oi Viajantes
Todo o momento é único. Todo o dia é um novo dia. Que as alegrias colhidas se renovem todos os dias através desse paraíso onde se encontram.
Hugo, lembra-te que "os sonhos nunca desaparecem sempre que as pessoas nunca os abandonem". Desejamos que realizes todos os sonhos que escolheres para a tua vida.
Muitas felicidades nessa viagem cheia de emoções e que o dia deste teu aniversário fique para sempre na tua memória como um presente cheio de aventuras. Beijos das primas
Lena e Ana

03 outubro, 2006 23:22  
Anonymous Anónimo said...

Caros Viajantes,
Escrevo em especial para o Hugo para lhe desejar um feliz aniversário e, para todos, que continuem as vossas aventuras no Caribe.
Finalmente mais fotos.

04 outubro, 2006 12:24  
Anonymous Anónimo said...

Hugo,

Muitos Parabéns!
Pelo que tenho visto no blog cada dia dessa viagem maravilha tem sido especial e vivido intensamente! Espero que o teu dia de anos não tenha fugido à regra e que as recordações que vais ter dele te acompanhem sempre ao longo da tua vida!

Muitos beijinhos e continuação de boa viagem, que espero continuem a partilhar. Nem imaginam o quanto é agradável ler as vossas aventuras e descobertas!

Carmen

04 outubro, 2006 13:48  
Anonymous Anónimo said...

tania e companhia.
que delicia é vir de ves em quando ao vosso blog e ler as vossas descrições e aventuras.
andamos a treinar o bernardo e a ana rita para assaltar um banco para também um dia quiça fazer-mos uma viagem como a vossa.
um grande beijão para voçes dos sempre amigos.

guida, bernardo, ana rita e berni

07 outubro, 2006 21:58  
Anonymous Anónimo said...

Desculpa Hugo mas não podia deixar de te dar os meus Parabéns... ainda que atrasados. Infelizmente não tenho acesso à net quando quero mas sim quando posso. De qualquer modo o que conta é a intensão.
Espero que te tenhas divertido muito e que para o próximo ano a comemorção já seja na nossa presença.
Continua a contar as vossas aventuras pois já tenho saudades.
Beijos para todos mas desta vez, especialmente para o Hugo!

08 outubro, 2006 14:26  
Anonymous Anónimo said...

Olá!!!!!!

Olha hugo, parabéns!!!! não só por fazeres anos, como também pelo blog que fazes! continua excelente!
queria-te desejar mais cedo, mas não tive tempo.

continuamos todos aqui à vossa espera com muita saudade!

beijinhos p+ara toda a equipa!

tânia, vi a tua irmã e o teu sobrinho mais velho!


beijinhos para toda a equipa!!!!

rita alves

09 outubro, 2006 16:33  
Anonymous Anónimo said...

Olá meninos!Estão a ficar desleixados com a actualização do blog. Dizem que estão na Colombia, mas nada de descrições e fotos.Vá quero mais noticias...Beijinhos

12 outubro, 2006 15:24  
Anonymous Anónimo said...

Olá meninos, tudo bem? q belas fotos!! tou a morrer de inveja!!! espero q continue tudo pelo melhor e q se divirtam bastante. beijinhos p todos em especial á minha amiga Tânia.

13 outubro, 2006 01:41  

Enviar um comentário

<< Home