Google Maps JavaScript API Example
MAPA MUNDO INTERACTIVO

14 outubro 2006

Entrámos na Colômbia e descobrimos a Cidade Perdida!!!

AMIGOS:

ESTAMOS A ORGANIZAR UMA PASSAGEM DE ANO NO PERU, NOMEADAMENTE MACHU PICHU, CANION DE COLCA, LAGO TITICACA, LINHAS DE NAZCA! MUITO EM BREVE DAREMOS MAIS PORMENORES. ESTEJAM ATENTOS E VÄO PENSANDO NISSO COM EMOÇÄO!!!


28-09

Chegamos a Coro às 04:00h após uma viagem cansativa, encontramos um hotel e dormimos até ao meio-dia!
Coro é uma pequena e pacata cidade, capital do estado Falcon, cujos principais atractivos säo os seus bem preservados edificios coloniais e o Parque Nacional Medanos de Coro, que consiste num pequeno deserto, com enormes dunas e temperaturas altíssimas. Passamos dois dias aqui e partimos com o objectivo de entrar na Colômbia.

30-09

Deixamos Coro às 04:30h e dirigimo-nos a Maracaibo, 2ª maior cidade venezuelana, capital do petróleo e quente como o inferno! Foi nas redondezas do lago Maracaibo que os colonizadores espanhois, ao ver as fundaçöes indirectas das habitaçöes indigenas em estacas de madeira, ou palafiticas, sobre o lago, baptizaram esta nova terra de "pequena Veneza", diga-se, Venezuela. Também podemos ver exemplos deste tipo de fundaçäo na nossa bela terra, mais concretamente na Carrasqueira, Estuário do Sado. Aqui situa-se o único porto palafitico português.
Em Maracaibo rapidamente entramos num autocarro que nos leva até Maicao, conhecida como a "cidade sem lei", já na Colômbia! Mostramos o passaporte sete vezes, revistam toda a nossa bagagem ao pormenor, fazem perguntas, e carimbam-nos o passaporte com uma permissäo de 60 dias em terras colombianas!


ESPECIAL VENEZUELA


Venezuela!! Terra das rainhas da beleza, baseball e Petróleo!
Estivémos 36 dias neste país, viajámos de Sul a Norte, Este a Oeste. Obviamente näo vimos tudo, nem pouco mais ou menos, mas ficamos com uma ideia clara da Venezuela e dos Venezuelanos. Habitado por cerca de meio milhäo de emigrantes portugueses e seus descendentes directos, näo é difícil encontrar quem fale ou "arranhe" o português, ou "portunhol"! Desde cafés, padarias, supermercados, autocarros, hotéis, bancos, seguranças, comércio de um modo geral, o dedo luso está lá na grande parte dos casos, de Norte a Sul do país! Todos falam de Portugal com nostalgia e vontade de voltar algum dia, apesar dos laços serem cada vez menores. Estranham o facto de estarmos a viajar pelo país que escolheram para trabalhar! No hostal onde ficámos em Caracas, gerido há 27 anos por portugueses, fomos os 4ºs lusos que cá se hospedaram! Mas näo há nada para estranhar! A Venezuela tem uma beleza e uma diversidade de ecossistemas naturais dignos de ser visitados. Desde a savana à selva tropical, da montanha acima dos 5000m às praias paradisíacas, dos deltas às dunas, há de tudo! Também há delinquência e corrupçäo policial, os mais altos índices de toda a América do Sul! As pessoas, deduzo que como auto-defesa, säo de um modo geral hostis e pouco prestáveis a estranhos. Estäo a léguas da simpatia dos brasileiros! Para apimentar um pouco a situacäo, o país está à beira de eleicöes presidenciais, e a instabilidade e inseguranca intensificam-se. Prevêm-se tempos difíceis, qualquer que seja o candidato que vença, Hugo Chavez ou Manuel Rosales. Deixámos o país em boa altura!!


Em Maicao, trocamos os bolivares por pesos na rodoviária e compramos um bilhete para Santa Marta, onde chegamos cerca das 17h. Hospedamo-nos no hostal El Titanic, P$9000/pax dia. No dia seguinte passeamos pela cidade, a mais antiga da Colômbia, fundada em 1525. No entanto pouco resta da arquitectura colonial de entäo. Durante o dia organizamos actividades para os próximos dias: 2 dias de mergulho na costa do Parque Nacional Tayrona e o principal propósito da nossa visita aqui, o trekking à "Ciudad Perdida".

02-10

Passamos 2 dias na costa do Parque Nacional Tayrona a mergulhar. 4 mergulhos nas águas calientes caribenhas, entre os 15 e 20 m de profundidade, a desfrutar das barreiras de coral e da magnífica e colorida vida animal. Voltamos a Santa Marta perto das 16h de dia 03-10, uma data especial, a do meu aniversário, que comemoramos num restaurante acima do nível a que temos estado habituados! Surpreendem-me com um bolo de aniversário e uma caixa de televisäo significativamente pesada, que me deixou de certa forma alarmado, uma vez que a minha mochila já está a rebentar pelas costuras! Surpresa das surpresas, a caixa estava cheia com a minha roupa... a minha roupa que fugazmente me retiraram da mochila! O verdadeiro presente foi um livro, e uma garrafa de uma bebida daquelas que faz doer a cabeca no dia seguinte!Divertimo-nos à grande!! Obrigado por todos os comentários, mails e sms de parabéns!

04-10 - Dia 1

Iniciamos o trekking ao encontro da "Ciudad Perdida", ou Parque Arqueológico Teyuna. Cruzamos 3 rios, vencemos um desnível de 500m e descemos outros 300m, debaixo de uma tempestade tropical imensa! Entre escorregadelas, patas na poça e roupa imunda lá chegamos ao acampamento Adan, encharcados que nem uns pintos!

Dia 2

Para além de um acampamento para caminhantes, este local tem outros atractivos, nomeadamente, plantaçöes de coca e uma pequena fábrica do famoso pó branco! O Dr. Coca, como lhe chamam, tem um ou dois parafusos mal colocados, e vai daí, explora o local turisticamente. Leva-nos à sua pequena fábrica e mostra-nos todo o processo desde a folha até ao produto final! Quando vi näo acreditei! Säo utilizados 7 produtos diferentes, cada um pior que o outro: gasolina, sal, cal, ácido sulfúrico, pergamonato de sódio, soda cáustica e acetona!! Só vendo todo o processo é que se acredita! 1 kg de folhas produz aproximadamente 1 g do pó, isto se correr tudo na perfeiçäo, senäo säo 2 ou 3 kg para cada grama! Voltamos ao acampamento através de plantaçöes de coca e marijuana, e caminhamos em direcçäo ao 2º acampamento, o Gabriel.




Dia 3

Após caminhar pela montanhosa selva tropical virgem e atravessar o mesmo rio por 8 vezes, eis que surge uma escadaria com mais de 2000 degraus em pedra, mesmo sobre o leito do rio. Iniciamos a subida. Pouco depois começam a aparecer os primeiros muros de contençäo e vestígios do que já foi uma importante cidade pré-colombiana. Sentimo-nos uns descobridores. Cansados, passamos o final de tarde a desfrutar o local e pernoitamos por lá.

Dia 4

A "Ciudad Perdida" terá sido construída por volta do ano 700 D.C., por povos oriundos da América Central, que chegaram a estas paragens cerca de 500 D.C., os denominados Tayronas. A cidade foi idealizada com o objectivo de comportar um centro religioso, político e cerimonial, e de albergar cerca de 3000 habitantes. Os restos arqueológicos indicam uma cultura muito desenvolvida no campo da engenharia. Säo notáveis os muros de contençäo construidos sem utilizacäo de qualquer tipo de material coesivo, apenas pedra emparelhada. Com estes muros obtiveram-se grandes superficies horizontais que possibilitaram a construçäo de centenas de casas e locais cerimoniais. Também a água da chuva se tornaria um problema gravíssimo, se näo fosse habilmente encaminhada por filtros e numerosos canais de drenagem, em direccäo às diversas linhas de água naturais. Esta sociedade teve o seu auge por volta de 1000 D.C., com uma hierarquia bem definida, grandes agricultores e artesäos, uma excelente comunicaçäo e relaçöes comerciais com povos que viviam junto à costa. Por volta do ano 1600, e após o controle total por parte dos espanhois, a comunidade Tayrona, assustada, refugiou-se nas terras altas da Serra Nevada de Santa Marta. No entanto, os espanhois nunca encontraram a "Ciudad Perdida". Durante aproximadamente 370 anos a selva engoliu a cidade, e só em 1973 esta foi descoberta por "guaqeros", caçadores de tesouros colombianos! Hoje, o Parque Arqueológico Teyuna é considerado património histórico, näo prosseguem as exploraçöes arqueológicas, e o turismo é devidamente controlado.
Passamos o dia a deambular por aqui e voltamos ao acampamento.

Dia 5

Fazemos o caminho de regresso à aldeia onde iniciámos a caminhada e voltamos a Santa Marta, para 2 dias de recuperaçäo de energias e lavagem de roupa suja! Aproveitamos ainda para visitar o Museu do Ouro.

11-10

Chegámos à legendária e charmosa Cartagena!!!

18 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Desta vez o primeiro comentário vai ser meu!
Também o ano tem 365 dias às vezes 366 mas hoje é só meu e amanha de uma pessoa que eu conheço :-)....
Obrigado pelo postal!Já fiquei em pulgas com o Peru,sabem quem está a pensar ir?Gostei de ver as vossas fotos estão com óptimo ar.
Continuem a divertir-se que eu logo vos apanho!EhEhEh
Beijos enormes e podem contar com as bebidas à pala que ficam em atraso!

15 outubro, 2006 11:25  
Anonymous Anónimo said...

Esta mensagem é especial para a bebé Tânia: Parabéns, de mana, Jorge, Matilde e Francisco...
Queriamos enviar-te uma prenda, mas estamos com alguma dificuldade (Hi, hi, hi!!!!), não sabemos a morada do destinatário, mas a prenda fica à tua espera!!!
Beijos grandes.....

16 outubro, 2006 01:12  
Anonymous Anónimo said...

Parabens Amiguinha!

Espero que este seja um dia especial e que te divirtas muito.

Faz um brinde conosco e depois manda a conta!!

Beijinhos
Salvado e Marga

16 outubro, 2006 10:18  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns BTânia!!!! ;)

Hoje és bebé, podes abandonar por um dia o teu papel de "mãe" de todos aí. Aproveita para te vingares e chatear-lhes bem a cabeça.

Espero que hoje esteja um dia a teu gosto, para que o possas aproveitar ao máximo e te divirtas muito. Como se isso fosse difícil por ai, mas ainda mais do que nestes dias todos aí. Assim já fica difícil, mas sei que vais conseguir.

Beijinhos,

Esteves

16 outubro, 2006 11:18  
Anonymous Anónimo said...

Feliz Aniversário (amiga gémea), tal como disse ontem o ano tem 365 dias às vezes 366, mas um é só teu! Não é que tu sejas diferente. É que ninguém é igual a ti!
As saudades já são muitas, mas sabes que tens um lugar muito especial no meu coração e quando as pessoas são importantes para nós não é a distância fisica que importa. Amiga não preciso de te dizer para aproveitares bem o ultimo ano da casa dos vinte, porque é exactamente isso que começaste a fazer desde o dia 25 Julho. Sabes que o sitio onde passamos o nosso aniversário, muda o nosso mapa astral? Espero que onde te encontras hoje algures na Colombia seja um óptimo sitio que te traga muita sorte para este ano, que novos voos te esperam por cá quando voltares desse sonho. Que tenhas tudo tudinho de bom amiga de A grande!PARABÉNS!!!

Um grande XIcoração.

(Um aparte o picasso foi pai ontem de 5 cachorrinhos,nasceram no mesmo dia que eu, que feliz coincidência!!!)

16 outubro, 2006 11:39  
Anonymous Anónimo said...

Cara Amiga:

Venho por este meio deixar a minha palma (tão nossa característica), e desejar-te os meus sinceros...

PARABÉNS GAJA!!!!

Espero que te divirtas muito e aproveites ainda mais (se for humanamente possível) este dia maravilhoso que é só teu.
Como diz a Marta, podes estar longe, mas nós estaremos sempre contigo. Obrigado pelo sms. Sabe bem acordar com boas notícias!
Beijos para todos... mas especialmente para TI.

P.S.: Felizmente desta vez consegui aceder à net no dia certo!

16 outubro, 2006 12:02  
Anonymous Anónimo said...

Tânia!
Parabéns a você, nesta data querida, lá lá lá ...

Abraço-te especialmente neste dia feliz do teu aniversário.
Para os outros muitos beijinhos e .. continuação de boa viagem.
Assunção

Ps: Matchu Pitchu???? ganda maluqueira... se eu puder estou lá, quero cumprir a promessa que fiz de lá voltar. Ouro sobre azul: lá voltar com vocês!

16 outubro, 2006 16:19  
Anonymous Anónimo said...

Olá Tânia, fiquei a saber que hoje é um dia muito especial para ti, pois sempre que venho ao blog vou ler todos os comentários e hoje são todos especiais para ti. Por isso aqui ficam os meus votos de feliz aniversário e que tudo de bom vos aconteça.
Um grande beijinho para todos e não se esqueçam de jantarem num bom restaurante que o teu pai paga.
(Estou a brincar).
Agora é para o Hugo...
Filho estou a adorar as fotos que o Esteves nos enviou, estão o máximo.
Um beijinho muito grande dos pais que estão sempre contigo.

16 outubro, 2006 16:46  
Anonymous Anónimo said...

ó minha minina! muitos muitos parabéns!!!!! e oxalá que passes todos os aniversários desta forma!

encontrei a tua irmã e a olhar para ela fiquei com um bocadinho de ti:) realmente voçes são parecidas:)

um beijo grande para toda a equipa!!!!!

16 outubro, 2006 17:35  
Anonymous Anónimo said...

PARABENS!!!!!!!!!!!! ñ sei se te desejo 1 bom dia de anos porque de certeza que está a ser, só pelo facto de estares nessa maravilhosa viagem. mas anos ñ são todos os dias, por isso, que tenhas 1 maravilhoso dia, tão ou mais especial do que os que tens vivido. 1 bjo lindo para 1 amiga linda. 1 bjo também para todos os que estão contigo.

16 outubro, 2006 20:27  
Blogger João Paulo Pedrosa said...

Que continuem os passeios e os bons momentos que aqui nos contam, é mesmo bom poder viajar assim com vocês...
Os parabéns seguiram já por outra via...

17 outubro, 2006 01:04  
Anonymous Anónimo said...

OK OK VENHO ATRASADO, MAS NÃO INTERESSA. MUITOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOS PARABÉNS TÂNIA. PASSAGEM DE ANO HEIN.... POIS POIS, EPÁ, VOU PARA ESSAS BANDAS EM DEZEMBRO. VOÇÊS QUANDO VÃO AO MÉXICO???

PORTEM-SE BEM

GRANDE ABRAÇO

23 outubro, 2006 19:48  
Anonymous Anónimo said...

Meus caros amigos os bilhetes de ida e volta para Lima rondam os 2500 euros (baratinho!!eheheh)oh fiquei triste queria tanto ir ter com voçês. Depois fiz uma simulação para Fevereiro e já rondavam os 80o/900 euros.Pronto foi só um desabafo, vão dando noticias e coordenaas para a passagem de ano, estamos quase em Novembro já tá quase.
Beijinhos grandes para todos

24 outubro, 2006 11:59  
Anonymous Anónimo said...

OPSSSS....
Porra Jorge, podias me ter avisado... ;P
Parabens pelas fotos e que inveja...
Hugo: meteste algumas daquelas folhas no bolso (cerca de um KG?)
Abraços enormes para todos

24 outubro, 2006 20:14  
Anonymous Anónimo said...

Here is the link I was telling you about.

http://douweosinga.com/projects/visitedcountries

27 outubro, 2006 23:34  
Anonymous Anónimo said...

Olá Hugo. Os "kotas" amigos dos teus pais estão numa de castanhas assadas e mais qq coisa... muito bem dispostos na Varzinha City. Um abração da Odete e do Rogério e dos outros amigos ke tu ainda não tiveste o prazer de conhecer, mas ke já te reconhecem...és muito giro... estás bué de bom... com um ar espectacular assim como os teus companheiros de viagem. Estamos todos roidos de inveja, curte bem...nós por aqui vamos tentar fazer o mesmo... viajando convosco no imaginario. Aguardamos notícias vossas. Beijufas dos "kotas" amigos e dos papás para todos.

29 outubro, 2006 01:05  
Anonymous Anónimo said...

Oh meninos! Estão muito desleixados com o blog. Isto está desactualizadissimo!!! Também estão de férias esta é a vossa única obrigação para com os amigos.
Sejam cumpridores! Lol tou a brincar meio a falar a sério
:-) um grande beijinho e xicoração para todos

30 outubro, 2006 16:44  
Anonymous Anónimo said...

não dá para acreditar que viram o processo todo da coca:)
é que o assunto é tão ilegal.....
só mesmo na colombia:)

já lá vão 3 países descobertos!!!!
mas ainda há muito mais para visitar! não tenham pressa:)

beijooooss e abraços fortes para toda a equipa!

30 outubro, 2006 17:33  

Enviar um comentário

<< Home