Google Maps JavaScript API Example
MAPA MUNDO INTERACTIVO

06 novembro 2006

De Cartagena de Indias à fronteira com o Equador

DEVIDO AO EXAGERADAMENTE ELEVADO VALOR DOS VOOS DE LISBOA/MADRID PARA LIMA E TAMBÉM PORQUE EM DEZEMBRO É ÉPOCA DAS CHUVAS NO PERU, VAMOS ALTERAR O NOSSO ROTEIRO, SEGUINDO PARA SANTIAGO DO CHILE NA PASSAGEM DE ANO! ISTO PERMITE-NOS DESCER E APANHAR O VERÃO NA PATAGÓNIA!

12-10

Cartagena de Indias é uma cidade para desfrutar sem pressa! Não se pode ter pressa! A cidade enlaça-nos e amarra-nos com o seu charme e beleza! Ficamos uma semana por cá!
Fundada em 1533, a cidade depressa se tornou o mais importante porto espanhol na costa das caraíbas, armazenando tesouros saqueados aos indígenas por toda a colónia, até que estes pudessem ser transportados para Espanha. Tanta riqueza concentrada torna-se um óbvio atractivo para o ladrão que rouba ladrão! Cartagena foi alvo de vários ataques de piratas, e só no final do séc. XVI se iniciou a construção das muralhas e fortes que rodeiam toda a cidade, tornando-a, dois séculos depois, intransponível a qualquer investida exterior.
Hoje, Cartagena de Indias é uma viagem no tempo! As ruas mantém-se intactas, a arquitectura colonial está extraordinariamente bem conservada, as praças, as igrejas, as muralhas, os fortes, os palácios, os museus, transportam-nos de uma forma mágica! À noite, a iluminação artificial dá-nos outra visão da cidade, igualmente bela! As ruas enchem-se de gente, os restaurantes, os bares, as praças acomodam vendedores de tudo e mais alguma coisa. A cultura e a arte respiram-se por todas as esquinas. Foi neste ambiente envolvente, que no dia 16 celebrámos o aniversário da Tânia, num restaurante catita, estrategicamente colocado sobre a praça mais animada da cidade! As prendas foram inúmeras, desde papel higiénico, repelente de insectos, palitos, cotonetes, fósforos, brincos, colares, etc! As velas foram apagadas ao som de dois mariachi que surpreendentemente apareceram ao mesmo tempo do bolo de aniversário! Uma noite para comemorar e relembrar!
Nas redondezas de Cartagena, fizémos algo que nunca haviamos feito, e dificilmente faremos outra vez... entrámos na boca de um vulcão... de lama!! O vulcão El Totuno tem cerca de 15 m de altura, e em vez de lava e cinzas, deita lama, um fenómeno causado pela pressão de gases emitidos pela matéria organica subterrânea. Estamos literalmente a boiar sobre um buraco com 2500m de profundidade cheio de lama, que supostamente tem propriedades terapêuticas.
Visitamos ainda o Parque Nacional Corales del Rosario, constituído por 23 pequenas ilhas de coral, onde fazemos snorkeling sobre fantásticos corais e peixes com cores magníficas.

18-10

Partimos em direcção a Medellin, segunda maior cidade da Colômbia e antiga capital da cocaína! Famosa pelo "patron Pablo Escobar" e pelo pintor e escultor Fernando Botero. Esta metrópole orgulha-se também do seu comboio que corre toda a cidade de uma ponta a outra. Visitamos o jardim botânico e o centro histórico, com a excelente "plazeta de las esculturas", uma praça recheda com as gordas e gordos de Botero.

20-10

Chegámos a Bogotá, capital da Colômbia. Estratégicamente colocada num imenso vale a 2600 m de altura, esta intensa metrópole deixa qualquer um boquiaberto...tanto pela sua organização, como pela qualidade dos seus museus e infraestruturas públicas. Aqui encontrámo-nos com a Deyanira. A Deyanira é colombiana. Conhecemo-la no barco entre Belém e Santarém, no Amazonas. Na altura ía a caminho de casa, Bogotá, onde está em processo de fundação de uma ONG ambiental. Acompanhou-nos e deu-nos algumas dicas sobre a cidade. Ensinou-nos ainda a fazer o "canelaço", uma deliciosa bebida com açucar de cana (panela), canela e aguardente de cana aromatizada com anís. Óptima para nos aquecer do frio que faz em Bogotá.
Por aqui visitámos o fantástico museu do Ouro, apinhado com tesouros pré-colombinos de diferentes culturas indigenas, o museu arqueológico, o museu de arte moderna, o museu nacional, o museu Botero, as igrejas e catedrais.
Nas redondezas de Bogotá, visitamos Zipaquirá, famosa pelas suas minas de sal, datadas de periodos pré-hispânicos. No interior de uma destas minas, a 120m de profundidade, visitámos a Catedral de Sal, com uma nave de 75m de comprimento por 18m de altura.

26-10

Viajamos 12 horas em direcção a Cali onde ficamos por 2 dias. Suposta nova capital da Cocaína na Colômbia, esta cidade é também famosa por ter as mulheres mais bonitas do país, as caleñas! Visitamos o excelente Zoológico de Cali, o melhor da Colômbia, e nas redondezas, as fazendas de cana de acuçar, onde pudemos acompanhar todo o processo, desde a recolha da cana até ao produto final, não refinado.

29-10

Chegamos a San Agustin, um dos pontos arqueológicos mais famosos e importantes do Continente Americano, e capital arqueológica da Colômbia, graças à sua enigmática cultura megalítica que se localizou nesta área, e ao facto de ser Património da Humanidade desde 1985. O parque compreende centenas de estátuas monumentais, que eram colocadas junto às sepulturas onde os corpos eram enterrados. Junto com os corpos foram encontradas várias peças em cerâmica e ouro. A cultura floresceu entre os séculos VI e XIV D.C. , mas foram encontradas peças que remontam ao século XXXIII A.C. ( 3300 anos), datadas através do sistema do Carbono 14!
Visitamos os diferentes locais onde foram encontradas as estátuas e sepulturas, a pé, de jeep e a cavalo! Este ultimo meio de locomoção deixou marcas no traseiro!!

01-11

De San Agustin partimos no objectivo de entrar no Equador, trocamos de autocarro em Mocoa e aí iniciámos um percurso de 133Km que demoramos 9 horas a concluir!! É uma estrada de montanha em terra batida que passa por paisagens fantasticas! Há uma parecida na Bolivia que se intitula "estrada da morte"; esta não é muito diferente! Poderia chamá-la de "estrada da sorte"!!
Pernoitamos em Pasto e rumamos a Tulcan, terra fronteiriça, já do lado Equatoriano!

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá querido filho, Tânia e Silvia, até que enfim nos prendaram com mais umas passagens e umas fotos desse lindíssimo continente.Cada vez que há novo relato dessa vossa viagem a nossa cultura aumenta, pois nós também estamos a aprender e ficamos maravilhados com tanta beleza que há por este mundo fora.
Adorei vê-los na lama, isso faz muito bem à pele.
Já estamos cheios de saudades, mas o que importa é que tudo corra bem e que se estejam a divertir.
É pena as viagens serem tão caras, seria uma boa oportunidade para irmos aí na passagem do ano, enfim...
Um grande beijinhos dos pais que estão contigo.
Um beijinho para as meninas e que tudo vos corra pelo melhor.
A Iris e o Duffi estão neste momento a ladrar, talvez estejam a mandar beijinhos.
Tudo de bom.

07 novembro, 2006 18:15  
Anonymous Anónimo said...

Olá malta.

Já está mais um país. E que um! Um pais com muitas belezas por descobrir que se têm mantido escondidas pela fama e os terrores da droga.
Já lá vão três e estão com 3 meses e mais 13 dias. Um país por mês, está na média.
Agora estes dois próximos países é que são mais pequeninos.

Mas aventuras continuam, e as coisas impressionantes que se descobre. Quando vi a fotos de vocês os três no meio da lama, já lhe achei muita piada, mas depois de ler o relato ao lado então, dá-lhe mesmo outra dimensão. Mas fez-vos muito bem, especialmente à Tânia, está com óptimo aspecto. Claro que o Hugo depois de ter feito aquela barba e um corte de cabelo é obvio que está com melhor aspecto por isso não se nota tanto o efeito dos banhos de lama.eheheeh

Beijinhos e abraços para todos.

Esteves

E já deu para notar que o calor abrasador vos abondonou, belos casaquinhos!!!!

Folgo em saber que

07 novembro, 2006 19:07  
Anonymous Anónimo said...

Então Esteves? E a Silvita também não está mais bonita? Se calhar falavas disso no fim da tua mensagem que não aparece :)

08 novembro, 2006 12:29  
Anonymous Anónimo said...

Olá Sílvia!! Sua grande maluca. Está aqui uma pessoa cheia de saudades porque quer ir para a borga contigo... e tu continuas nessa aventura. Afinal de contas estou cheia de inveja!! Beijos para todos e continuem a publicar notícias que nos fazem sonhar.

Sónia Santos

10 novembro, 2006 14:14  
Anonymous Anónimo said...

Olá,

Anomymous:
Não mencionei a Silvia porque a achei com o mesmo aspecto, linda e sorridente como sempre. E ela sabe bem disso.

Quanto à frase inacabada, não têm qualquer sentido oculto. Foi uma frase que comecei a escrever e depois abandonei-a, e comecei-a de outra maneira.
Ela foi ficando no fim, que depois quando fiz o publicar da mensagem, ela ficou escondida no fim da janela. Só a vi, já na mensagem publicada, no dia seguinte logo pela manhã quando vim ao bloog cumprir com a minha rotina de todos os dias.

Peço desculpas a todos os leitores deste bloog, e em especial aos proprietários, pois devido a um erro meu, foi estragado o bom ambiente que aqui se encontrava, por pessoas covardes e mal formadas.

Abraços e Beijinhos a todos.

Nuno Esteves.

10 novembro, 2006 17:44  
Blogger Unknown said...

aiiiii como eu vos invejoooo escrevam mais e mais!!!

beijinhos inês leal

12 novembro, 2006 23:15  
Blogger João Paulo Pedrosa said...

Continuo a viajar com vocês, é um privilégio poder ler e ver as fotos de tão bonita aventura. Está muito bem escrito e suficientemente ilustrado. Boa ideia a da mudança de planos, vocês transbordam de boas ideias!! Terá sido influência do banho de lama?

21 novembro, 2006 10:08  

Enviar um comentário

<< Home