Google Maps JavaScript API Example
MAPA MUNDO INTERACTIVO

04 agosto 2006

Lençois Maranhenses

28-07

Começámos o dia bem cedo, acordar às 05:30h, pequeno almoço às 06:00h e barco para Alcântara às 07:00h, o Diamantina, através da Baía de S. Marcos, que faz a separação entre S. Luis e Alcântara.
Alcântara é um tesouro de arquitectura colonial, mas a cair em ruínas, outrora o principal produtor e exportador de açucar e algodão do estado do Maranhão. Descobrimos ainda que a 15 minutos dali se encontrava o centro aeroespacial do Brasil, que conta com uma localização priveligiada para o lançamento de satelites, devido à proximidade da linha do equador.
Corremos a vila toda a pé e ainda houve tempo para ir até a praia, na companhia da Alicia, uma espanhola de Barcelona que se encontra a viajar sozinha! Almoçamos juntos e voltamos para S. Luis às 16:00h, uma viagem muito abanada!!!

Passámos a manhã seguinte e parte da tarde à procura da botija "camping gás", e não conseguimos encontrá-la. Encontrámos botijas da "coleman", mas quem vende as botijas não vende os bicos, parece que a fábrica encerrou!!! Resultado: temos botijas "coleman", bicos "camping gás" que trouxemos de Portugal, e um pequeno fogão eléctrico, que acabámos por comprar já em desespero de causa!! Pelo menos já podemos cozinhar onde houver energia eléctrica!! Melhor que nada, já poupamos uns tostões!
Ainda passámos pela praia, mas desistimos, o cheiro a esgoto era demais! Acabámos na piscina do hotel.


Continua a saga das botijas...idem idem aspas aspas!!
A Silvia foi à cabeleireira!!!!?? Fez 74 tranças...ficou diferente!!!... mas fica-lhe bem! E além disso já sabemos todas as noticias fresquinhas da society de S. Luis!

01-08

Alvorada às 03:00h, check out do hotel. Chegamos ao aeroporto de S. Luis para apanhar a Ana, que se junta a nós. Apanhámos uma fourgoneta que nos leva do aeroporto até à rodoviária para apanhar o autocarro das 06:00h para Barreirinhas, porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençois Maranhenses. Os Lençois são piscinas naturais de água cristalina formadas pelo elevado nível freático e pela água da chuva no meio de imensas dunas de areia branca que dominam uma paisagem de 155 km2.
Instalamo-nos na Pousada do porto e percorremos as várias agências de turismo e aventura à procura dos melhores preços e roteiros, uma vez que é obrigatório levar um guia nativo para percorrer os lençois. Negociámos uma caminhada de 5 horas pelo Parque incluindo transportes em jardineira 4x4 até al local do inicio e transporte de volta para Barreirinhas, R$55 por pessoa mais R$50 pelo guia, a dividir por todos, 25 euros por pessoa.

Iniciámos a caminhada às 07:00h, após cerca de 1 hora de viagem todo-o-terreno. Os lençois são formações únicas, paisagens a perder de vista com dunas e lagos de água limpída e cristalina, óptimos para mergulhar e nadar, mesmo que esteja a passar uma tempestade tropical daquelas que fazer calar toda a bicharada das redondezas. Aliás, está-se bem melhor dentro da água do que cá fora.


No dia seguinte fomos até Caburé, pequena aldeia na foz do rio Preguiça; a cerca de 4 horas de barco pelo rio. Entrámos no barco "Simone", tinha bom aspecto. Após 15 minutos de viagem, começou a deitar fumo preto por todo o lado e parou, ficámos à deriva!! O que vale é que poucos minutos depois passou outro barco que abordámos. Desta vez sei que não vamos ter problemas, o barco chama-se "Confio em Deus" e afinal de contas "DEUS É BRASILEIRO"!!!