Google Maps JavaScript API Example
MAPA MUNDO INTERACTIVO

21 março 2007

Pelas terras do mate

A SILVIA VAI VOLTAR A PORTUGAL! VEIO POR DOIS MESES A ACABOU POR FICAR MAIS DE OITO! É DIFICIL DEIXAR ESTE ENORME CONTINENTE, ESPECIALMENTE PELA BELEZA NATURAL QUE TEM PARA OFERECER. PARTE NA TAP DESDE O RIO DE JANEIRO E CHEGA A LISBOA NA SEXTA FEIRA SANTA, DIA 6 ÀS 06:40AM.

18-02

Domingo é dia de bola, e hoje joga o Boca Juniors com o Rosário Central. Os bilhetes estão esgotados, mas sempre se consegue entrar: um sócio chamado Javier Colaco, gordo e cabeludo, não vai e entro na "cancha"! A loucura é total, e ficar na bancada junto à claque mais antiga do clube, é uma experiência alucinante. Nunca param de cantar, e quando o adversário marca, as vozes elevam o seu tom, como se o Boca tivesse marcado! Resultado final, 1-1.
Nestes dias por Buenos Aires visitamos o Bairro S. Telmo, com o tango de rua e o mercado de antiguidades, a colorida Boca, Palermo velho,o centro, o moderno Puerto Madero. Vamos ainda assistir a um clássico show de tango, no ainda mais clássico Café Tortoni.
Desde o inicio desta viagem, já ouvimos inúmeras histórias de esquemas de assaltos, muitas delas contadas na 1ª pessoa. Alguns violentos, outros com elaborados esquemas, de certa forma já estávamos preparados para todos, e eliminávamos as situações no primeiro momento! Este que vou descrever a seguir foi muito simples e aconteceu connosco. Felizmente conseguimos evitá-lo no momento crucial: estávamos na recepção do hostal, com as mochilas prontas, à espera que chegasse um taxi para nos levar ao cais onde iríamos apanhar um barco para o Uruguai. O hostal é à porta fechada, e quando dois mochileiros tocam a campainha, o recepcionista abre a porta, e atrás deles sobe um casal com mochilas pequenas às costas. Nesse momento, eu e a Tânia estávamos a ver um quarto, uns quatro metros afastado do sitio onde as nossas mochilas estavam. O rapaz, muito calmamente, pega na minha mochila pequena, dirige-se devagar para as escadas e começa a desce-las em direcção à porta da rua. Nesse momento, sem nenhuma razão especial, olho para as mochilas, dou por falta da minha pequena e vejo o rapaz com ela! Pergunto-lhe em voz alta onde vai com a mochila, ao que ele responde: "es mia"!! Disse-o de forma tão calma e convincente, que toda a gente que lá estava realmente acreditou que era dele! Arranquei-lhe a mochila das mãos e ele saiu. Só depois nos apercebemos que a mulher também fazia parte do esquema, pois saiu, muito tranquila, porta fora do hostal! Lá se ia passaporte, máquina fotográfica e dvd´s com fotos, entre o mais importante. Dois dias antes, também tinham roubado um computador portátil a um jovem sueco que estava a escrever um livro!

22-02

Chegamos de barco a Colonia Sacramento, Uruguai.
Fundada em 1680 pela coroa portuguesa, e violando o Tratado de Tordesilhas, Colonia Sacramento servia principalmente como porto de contrabando para entrar em Buenos Aires. Hoje em dia a cidade é tranquila, é património da UNESCO, e torna-se uma visita bem agradável, especialmente para nós, portugueses.

Em resposta, os espanhois fundaram Montevideo, hoje capital do Uruguai. Ficamos 4 dias nesta calma capital, que não tem tanto assim para oferecer, mas a falta de transporte para o próximo destino obriga-nos a manter aqui até terça-feira. Aproveitamos para conhecer Punta del Este, a duas horas de Montevideo, o destino "in" para as férias de praia dos uruguaios.

28-02

Entramos no Paraguai, na sua capital, Assunção. Poucas palavras para descrever esta nossa breve passagem por esta cidade, cujo centro histórico vimos numa hora: calor húmido e abrasador, tempestade tropical, águas paradas, mosquitos, epidemia de dengue, autocarro na madrugada seguinte em direcção a Iguaçu.

01-03

Cruzamos a fronteira tripartida através de Ciudad del este, uma loucura de cidade, onde se vende tudo, e bens de contrabando tentam-se inserir nos fortes mercados brasileiro e argentino. Passamos para a pacata cidade argentina de Puerto Iguaçu, com o objectivo de visitar as fantásticas cataratas de Iguaçu.
O rio Iguaçu forma, talvez as mais belas cataratas do mundo. Visitadas do lado argentino, apercebemo-nos bem da força da água, e sentimo-la bem no corpo. Um pequeno passeio de barco leva-nos até debaixo das mais pequenas. Mas o melhor ainda está para vir! Depois de uma caminhada de 20 minutos estamos sobre a garganta do diabo, a principal e mais impressionante de todo o conjunto das quedas de água . O ruído é ensurdecedor e ficamos encharcados com a quantidade de água que é levantada pelos ventos formados pela própria cascata. Só visto é que nos apercebemos da imponência e do poder da água! É arrepiante!!
O lado brasileiro permite-nos ter a melhor visão. Podemos contemplar todo o complexo das cataratas e apercebemo-nos da sua enormidade. É uma paisagem que não cabe nos olhos!
Aproveitamos ainda para visitar a maior central hidroeléctrica do mundo, a barragem de Itaipú. Alguma curiosidades acerca desta grande obra: o volume total de betão corresponde a 210 estádios do maracanã, e com o ferro e aço poderiam ter-se edificado 380 torres Eiffel! O movimento de terras foi equivalente a duas vezes o volume do Pão-de-Açucar e a abertura máxima das comportas corresponde a um caudal de 62200 m3/s, o que é 40 vezes superior à média das cataratas de Iguaçu! Este projecto é responsável pela geração de 22% da energia eléctrica consumida pelo Brasil e mais de 90% pelo Paraguai.

05-03

"Cidade maravilhosa
Cheia de encantos mil
Cidade maravilhosa
Coração do meu Brasil"

Aparte dos assaltos e violência,o Rio de Janeiro é, de facto, uma cidade maravilhosa. Se não fosse cidade, o local certamente teria o estatuto de Parque Nacional. As praias de Copacabana, Ipanema e Leblon são óptimas, e a cidade vista desde o Pão-de-Açucar ou do Corcovado é algo fenomenal. Agora compreendo porque tantas letras de música foram feitas à volta desta metrópole. Os cariocas têm motivo para ser orgulhosos. O centro também é interessante e algumas zonas fazem lembrar os bairros históricos de Lisboa, nem que seja pela calçada nas ruas e pelo pequeno eléctrico, o "bonde", leia-se "bom-dji-nho"!
Para além de todas estas coisas agradáveis,existem centenas de favelas no estado do Rio de Janeiro. Elas são tão famosas e mediáticas, que surpreendentemente, deparámo-nos com agências que faziam "tours" ao interior de uma favela. Achamos o facto pouco interessante, e preferimos a península de Noterói, onde visitamos o Museu de Arte Contemporânea, projecto de Oscar Niemeyer.
Passamos um dia em Teresópolis, cuja maior atracção são as suas paisagens e tesouros naturais, como o surpreendente Dedo de Deus, e outros, inseridos no Parque Nacional Serra de Orgãos.

10-03

Como esta coisa de viajar é dura, decidimos tirar umas férias e seguir para a calma Ilha Grande. Apanhamos um barco em Angra dos Reis, e dirigimo-nos para Vila Abraão, o maior aglomerado urbanizado da ilha, mas ainda assim tão pequeno que os dois únicos carros que circulam pelas ruas de terra batida são os dos bombeiros e policia.
A floresta tropical virgem rodeia as praias paradisíacas de areia branca, e o próprio enquadramento de Abraão, torna todo o conjunto bastante pitoresco.

13-03

Chegamos à cosmopolita mega-metrópole de São Paulo.
Aqui encontramo-nos com o Nuno, que cheio de trabalho, ainda teve tempo para almoçar e jantar connosco, e para nos dar um "tour" pela "S. Paulo by night"!
Inúmeros helicópteros sobrevoam a cidade durante o dia, transportando grandes empresários aos seus compromissos de trabalho, enquanto cá em baixo, km de filas de automóveis deixam os meros mortais à beira de um ataque de nervos. Nas noites de fim de semana, também são normais os congestionamentos de trânsito, quando milhares de paulistas saem à rua para desfrutar da excelente oferta de restaurantes, bares e discotecas da cidade.
Visitamos o centro histórico, as principais ruas e avenidas de S. Paulo, alguns museus, o instituto Butantã, famoso pelo desenvolvimento de soros para picadas de serpentes e aranhas, e o parque de Ibirapuera.

16-03

"Não é o ângulo recto que me atrai, nem a linha recta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher perfeita. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein." Oscar Niemeyer

Inaugurada a 21 de Abril de 1960, a capital brasileira foi criada com o objectivo de aproveitar e desenvolver os abundantes recursos dos territórios interiores do país. Brasilia foi idealizada por três famosos brasileiros: um urbanista (Lúcio Costa), um arquitecto (Oscar Niemeyer) e um paisagista (Burle Marx). Pensada e organizada segundo as directrizes na Carta de Atenas de Le Corbusier, Brasilia é uma capital do futuro. Em forma de avião, cada zona da cidade está perfeitamente destinada a um fim, como por exemplo, hotelaria, comércio, edifícios diplomáticos, etc. As zonas verdes abundam, as avenidas são larguíssimas, já para não falar nas fantásticas criações de Niemeyer. Nem saberia por onde começar a enumerá-las, de tão extravagantes e únicas que são! Um verdadeiro desafio para a engenharia. A cidade é, sem dúvida, a não perder, especialmente por arquitectos e engenheiros!

19-03

Visitamos a Chapada de Guimarães, terra de formações e fenómenos impressionantes, tal é a quantidade de gente que vê ovnis por aqui. Não sei se é por causa da energia que se diz haver na zona, ou dos cogumelos mágicos que brotam por toda a parte!? Fica a dúvida!