Google Maps JavaScript API Example
MAPA MUNDO INTERACTIVO

02 dezembro 2006

De Baños ao Nariz del Diablo

NOVA FUNCIONALIDADE DO BLOG: CLIQUEM NO LINK ACIMA ONDE DIZ "VEJAM O ROTEIRO FOTOGRÁFICO!!!". AÍ ESTÃO DISPONÍVEIS DEZENAS DE FOTOS DA VIAGEM...


22-11

Chegamos a Baños. Completamente rodeada de montanhas verdejantes e com o activo vulcão Tungurahua sobre a cidade, o acompanhamento por parte da Protecção Civil é constante, e os caminhos de evacuação estão bem marcados pelas ruas! O Tungurahua entrou em erupção em 1999 e até hoje não parou de fazer sentir a sua presença, originando várias evacuações da cidade. No entanto, actualmente, o estado de alerta é amarelo, e a vida corre com relativa normalidade para os habitantes de Baños, sendo que o Tungurahua só se tem manifestado pela forma de fumo e algumas cinzas!
Mas um vulcão activo como este não traz só coisas más. As águas quentes que cria são um excelente atractivo turístico, e a observação de um vulcão em erupção é algo que não se vê todos os dias!
Ficamos 5 dias por aqui. Experimentamos cuy, ou porquinho da india assado, usual por estas bandas, vamos aos banhos quentes, caminhamos pelas montanhas circundantes, alugamos bicicletas e descemos 22 km a acompanhar várias cascatas, até chegar à mais famosa de todas elas, o Pailón del Diablo.
Aqui também reencontramos os nossos amigos, Edgar e Mark. Cruzámo-nos sem dar conta na Venezuela, em Ciudad Bolivar, e conhecemo-nos na caminhada à "Ciudad Perdida", na Colômbia. Desde aí, já cruzámos caminhos e partilhámos roteiros em várias ocasiões: Santa Marta, Cartagena, Medellin e Bogotá, novamente em Quito e agora em Baños! O Edgar é mexicano, o Mark norte-americano, e estão a viajar por todo o mundo, com pequenos meses de intervalo, em que trabalham onde lhes convém, e juntam mais alguns dólares para prosseguir viagem! As maravilhas da internet permitem-lhes trabalhar sempre para a mesma empresa de informática, de forma remota! Neste momento dirigem-se para Buenos Aires onde vão estabilizar durante dois meses. Provavelmente vamo-nos encontrar outra vez, algures na Patagónia argentina!

27-11

Seguimos para Riobamba, onde os principais atractivos são o vulcão Chimborazo e a espectacular viagem de comboio até ao Nariz del Diablo. O vulcão Chimborazo é o ponto mais alto do Equador, com 6310m. Alugamos bicicletas, subimos de carro até aos 4800m, caminhamos até ao refúgio a 5000m, e fazemos downhill através de caminhos com paisagens fantásticas e cheias de emoção. São 4 horas de intensa e espectacular descida, até cerca dos 2500m de altitude!
No dia seguinte, embarcamos às 06:00h no comboio mais atribulado e fantástico onde já viajámos! Todo o trajecto é feito no tecto do comboio, na companhia de dezenas de outros "gringos"! São 5 horas até chegar ao Nariz del Diablo, um revolucionário feito de engenharia do início do séc. XX, que permite vencer um desnível de 800m através de movimentos de avanço e retrocesso da locomotiva. Antigamente parte da importante ligação entre as duas principais cidades do Equador, Quito e Guayaquil, hoje em dia, esta linha serve principalmente fins turísticos, e o seu mau estado de conservação junta mais emoção à viagem. O comboio descarrilou três vezes durante o trajecto!! Um mal menor que faz parte da aventura!!!

Seguimos no mesmo dia para Cuenca.