Google Maps JavaScript API Example
MAPA MUNDO INTERACTIVO

14 outubro 2006

Entrámos na Colômbia e descobrimos a Cidade Perdida!!!

AMIGOS:

ESTAMOS A ORGANIZAR UMA PASSAGEM DE ANO NO PERU, NOMEADAMENTE MACHU PICHU, CANION DE COLCA, LAGO TITICACA, LINHAS DE NAZCA! MUITO EM BREVE DAREMOS MAIS PORMENORES. ESTEJAM ATENTOS E VÄO PENSANDO NISSO COM EMOÇÄO!!!


28-09

Chegamos a Coro às 04:00h após uma viagem cansativa, encontramos um hotel e dormimos até ao meio-dia!
Coro é uma pequena e pacata cidade, capital do estado Falcon, cujos principais atractivos säo os seus bem preservados edificios coloniais e o Parque Nacional Medanos de Coro, que consiste num pequeno deserto, com enormes dunas e temperaturas altíssimas. Passamos dois dias aqui e partimos com o objectivo de entrar na Colômbia.

30-09

Deixamos Coro às 04:30h e dirigimo-nos a Maracaibo, 2ª maior cidade venezuelana, capital do petróleo e quente como o inferno! Foi nas redondezas do lago Maracaibo que os colonizadores espanhois, ao ver as fundaçöes indirectas das habitaçöes indigenas em estacas de madeira, ou palafiticas, sobre o lago, baptizaram esta nova terra de "pequena Veneza", diga-se, Venezuela. Também podemos ver exemplos deste tipo de fundaçäo na nossa bela terra, mais concretamente na Carrasqueira, Estuário do Sado. Aqui situa-se o único porto palafitico português.
Em Maracaibo rapidamente entramos num autocarro que nos leva até Maicao, conhecida como a "cidade sem lei", já na Colômbia! Mostramos o passaporte sete vezes, revistam toda a nossa bagagem ao pormenor, fazem perguntas, e carimbam-nos o passaporte com uma permissäo de 60 dias em terras colombianas!


ESPECIAL VENEZUELA


Venezuela!! Terra das rainhas da beleza, baseball e Petróleo!
Estivémos 36 dias neste país, viajámos de Sul a Norte, Este a Oeste. Obviamente näo vimos tudo, nem pouco mais ou menos, mas ficamos com uma ideia clara da Venezuela e dos Venezuelanos. Habitado por cerca de meio milhäo de emigrantes portugueses e seus descendentes directos, näo é difícil encontrar quem fale ou "arranhe" o português, ou "portunhol"! Desde cafés, padarias, supermercados, autocarros, hotéis, bancos, seguranças, comércio de um modo geral, o dedo luso está lá na grande parte dos casos, de Norte a Sul do país! Todos falam de Portugal com nostalgia e vontade de voltar algum dia, apesar dos laços serem cada vez menores. Estranham o facto de estarmos a viajar pelo país que escolheram para trabalhar! No hostal onde ficámos em Caracas, gerido há 27 anos por portugueses, fomos os 4ºs lusos que cá se hospedaram! Mas näo há nada para estranhar! A Venezuela tem uma beleza e uma diversidade de ecossistemas naturais dignos de ser visitados. Desde a savana à selva tropical, da montanha acima dos 5000m às praias paradisíacas, dos deltas às dunas, há de tudo! Também há delinquência e corrupçäo policial, os mais altos índices de toda a América do Sul! As pessoas, deduzo que como auto-defesa, säo de um modo geral hostis e pouco prestáveis a estranhos. Estäo a léguas da simpatia dos brasileiros! Para apimentar um pouco a situacäo, o país está à beira de eleicöes presidenciais, e a instabilidade e inseguranca intensificam-se. Prevêm-se tempos difíceis, qualquer que seja o candidato que vença, Hugo Chavez ou Manuel Rosales. Deixámos o país em boa altura!!


Em Maicao, trocamos os bolivares por pesos na rodoviária e compramos um bilhete para Santa Marta, onde chegamos cerca das 17h. Hospedamo-nos no hostal El Titanic, P$9000/pax dia. No dia seguinte passeamos pela cidade, a mais antiga da Colômbia, fundada em 1525. No entanto pouco resta da arquitectura colonial de entäo. Durante o dia organizamos actividades para os próximos dias: 2 dias de mergulho na costa do Parque Nacional Tayrona e o principal propósito da nossa visita aqui, o trekking à "Ciudad Perdida".

02-10

Passamos 2 dias na costa do Parque Nacional Tayrona a mergulhar. 4 mergulhos nas águas calientes caribenhas, entre os 15 e 20 m de profundidade, a desfrutar das barreiras de coral e da magnífica e colorida vida animal. Voltamos a Santa Marta perto das 16h de dia 03-10, uma data especial, a do meu aniversário, que comemoramos num restaurante acima do nível a que temos estado habituados! Surpreendem-me com um bolo de aniversário e uma caixa de televisäo significativamente pesada, que me deixou de certa forma alarmado, uma vez que a minha mochila já está a rebentar pelas costuras! Surpresa das surpresas, a caixa estava cheia com a minha roupa... a minha roupa que fugazmente me retiraram da mochila! O verdadeiro presente foi um livro, e uma garrafa de uma bebida daquelas que faz doer a cabeca no dia seguinte!Divertimo-nos à grande!! Obrigado por todos os comentários, mails e sms de parabéns!

04-10 - Dia 1

Iniciamos o trekking ao encontro da "Ciudad Perdida", ou Parque Arqueológico Teyuna. Cruzamos 3 rios, vencemos um desnível de 500m e descemos outros 300m, debaixo de uma tempestade tropical imensa! Entre escorregadelas, patas na poça e roupa imunda lá chegamos ao acampamento Adan, encharcados que nem uns pintos!

Dia 2

Para além de um acampamento para caminhantes, este local tem outros atractivos, nomeadamente, plantaçöes de coca e uma pequena fábrica do famoso pó branco! O Dr. Coca, como lhe chamam, tem um ou dois parafusos mal colocados, e vai daí, explora o local turisticamente. Leva-nos à sua pequena fábrica e mostra-nos todo o processo desde a folha até ao produto final! Quando vi näo acreditei! Säo utilizados 7 produtos diferentes, cada um pior que o outro: gasolina, sal, cal, ácido sulfúrico, pergamonato de sódio, soda cáustica e acetona!! Só vendo todo o processo é que se acredita! 1 kg de folhas produz aproximadamente 1 g do pó, isto se correr tudo na perfeiçäo, senäo säo 2 ou 3 kg para cada grama! Voltamos ao acampamento através de plantaçöes de coca e marijuana, e caminhamos em direcçäo ao 2º acampamento, o Gabriel.




Dia 3

Após caminhar pela montanhosa selva tropical virgem e atravessar o mesmo rio por 8 vezes, eis que surge uma escadaria com mais de 2000 degraus em pedra, mesmo sobre o leito do rio. Iniciamos a subida. Pouco depois começam a aparecer os primeiros muros de contençäo e vestígios do que já foi uma importante cidade pré-colombiana. Sentimo-nos uns descobridores. Cansados, passamos o final de tarde a desfrutar o local e pernoitamos por lá.

Dia 4

A "Ciudad Perdida" terá sido construída por volta do ano 700 D.C., por povos oriundos da América Central, que chegaram a estas paragens cerca de 500 D.C., os denominados Tayronas. A cidade foi idealizada com o objectivo de comportar um centro religioso, político e cerimonial, e de albergar cerca de 3000 habitantes. Os restos arqueológicos indicam uma cultura muito desenvolvida no campo da engenharia. Säo notáveis os muros de contençäo construidos sem utilizacäo de qualquer tipo de material coesivo, apenas pedra emparelhada. Com estes muros obtiveram-se grandes superficies horizontais que possibilitaram a construçäo de centenas de casas e locais cerimoniais. Também a água da chuva se tornaria um problema gravíssimo, se näo fosse habilmente encaminhada por filtros e numerosos canais de drenagem, em direccäo às diversas linhas de água naturais. Esta sociedade teve o seu auge por volta de 1000 D.C., com uma hierarquia bem definida, grandes agricultores e artesäos, uma excelente comunicaçäo e relaçöes comerciais com povos que viviam junto à costa. Por volta do ano 1600, e após o controle total por parte dos espanhois, a comunidade Tayrona, assustada, refugiou-se nas terras altas da Serra Nevada de Santa Marta. No entanto, os espanhois nunca encontraram a "Ciudad Perdida". Durante aproximadamente 370 anos a selva engoliu a cidade, e só em 1973 esta foi descoberta por "guaqeros", caçadores de tesouros colombianos! Hoje, o Parque Arqueológico Teyuna é considerado património histórico, näo prosseguem as exploraçöes arqueológicas, e o turismo é devidamente controlado.
Passamos o dia a deambular por aqui e voltamos ao acampamento.

Dia 5

Fazemos o caminho de regresso à aldeia onde iniciámos a caminhada e voltamos a Santa Marta, para 2 dias de recuperaçäo de energias e lavagem de roupa suja! Aproveitamos ainda para visitar o Museu do Ouro.

11-10

Chegámos à legendária e charmosa Cartagena!!!